O Engenheiro Civil após sua formação e registro em órgão competente como o CREA, pode finalmente exercer suas atividades como profissional. Segue abaixo uma relação das principais áreas de atuação do engenheiro:
- Topografia: Levantamento da topografia do terreno (relevo), construções existentes, garantia de prumo de estruturas e projetos de topografia com auxilio de software apropriado.
- Mecânica dos solos: Trabalho de estudo da composição do solo, através de sondagens do terreno, com a classificação por tipo de solo e sua resistência. Indicação de fundação adequada para cada tipo de carga (prédio) em função do solo do local da obra.
- Projeto de arquitetura: Trabalho no desenvolvimento do projeto de arquitetura e detalhes técnicos. Porém o foco maior seria em projeto de detalhes técnicos, visto que o projeto de arquitetura pode ser desenvolvido por profissional especialista nesse assunto, no caso o arquiteto.
- Instalações Elétricas: Projeto de instalações elétricas residenciais, prediais e especiais como iluminação, por exemplo.
- Instalações Hidrossanitárias: Projeto de instalações hidráulicas, sanitárias, águas pluviais (chuva), sistema de drenagem.
- Estrutural: Calculo e desenvolvimento de projeto estrutural, seja ele de concreto armado (concreto com ferragem), estrutura metálica ou madeira.
- Saneamento: Projeto de saneamento básico de ruas e etc.
- Planejamento de sistema de transporte: Desenvolvimento de estudos e projetos para o transporte de uma cidade (público e privado).
- Estradas: Projeto de pavimentação de estradas, com drenagem e detalhes executivos.
- Hidrologia: Trata do fluxo da água na terra, seja para planejamento de sistema de drenagem, bem como de armazenamento e etc.
- Barragens: Calculo e projeto de barragens, bem como todos os detalhes técnicos para a execução.
- Pontes: Calculo e projeto de pontes e viadutos.
- Orçamento e planejamento: Desenvolvimento de orçamento de obras, planejamento, controle e fiscalização da execução.
- Execução: O engenheiro pode trabalhar a execução de todos os serviços listados acima, dentre outros.
- Empreendedorismo: O profissional pode abrir uma empresa de prestação de serviços de engenharia, bem como pode montar uma construtora.