Um croqui trata-se de um desenho, esboço ou rascunho. Não exigem precisão ou uma qualidade técnica refinada. Sendo assim, qualquer pessoa está habilitada a fazer. Esse tipo de desenho é muito utilizado na construção civil e arquitetura, seja para expor ideias ou mesmo representar construções existentes. Muitos profissionais utilizam essa técnica para fazer levantamentos de lugares que não possuem projeto e vão passar por algum tipo de reforma ou mesmo apenas para se produzir o projeto da edificação existente. Abaixo vou explicar como representar uma edificação existente com o uso dessa técnica.
Material necessário:
- Papel: tamanho conforme a grandiosidade do projeto. Como sugestão indico o uso de folhas no formato A4 ou A3. Caso o desenho não caiba, dividi-lo em outras folhas;
- Lápis, lapiseira ou caneta: por se tratar de um croqui não é necessário mais de um tipo de lápis ou grafite. Bastando apenas aplicar uma maior força para representar paredes e uma menor para representar detalhes;
- Borracha: dê prenhência a borrachas macias e que não manchem o desenho;
- Trena: A trena é de fundamental importância, não se deve supor medidas. No máximo desenhar medidas aproximadas, desde que não seja com a finalidade de projetar móveis, nesse caso as medidas devem ser exatas.
Como fazer:
- Primeiro use a trena para medir a primeira parede, em seguida tente desenhar usando uma escala imaginária a parede no papel e anote a medida encontrada com a trena.
- Repita esse passo para as demais paredes até que se tenha as medidas de todas as paredes do ambiente.
- Concluído o primeiro ambiente faça o levantamento do próximo ambiente que esteja mais próximo ao ambiente desenhado. Por exemplo, você desenhou o quarto e em seguida começou a desenhar o corredor. Esse procedimento deve ser seguido para que os desenhos fiquem conforme o layout da edificação, formando apenas uma única planta e não uma para cada ambiente.
- Indique a existência de janelas e portas, você pode criar um quadro de esquadrias e atribuir um código para cada uma. Por exemplo: J01 - janela 1,20m alt. x 1,50m larg. Peitoral 1,00m (na planta você indica apenas J01 de forma a não poluir a planta de informações, e em um quadro a parte detalha melhor).
- Caso haja desníveis entre os ambientes, você deve anotar essa informação no ambiente. Primeiro defina o nível 0,00 por exemplo o da sala, porém existe um desnível no banheiro de 0,05cm em relação a sala, logo o nível desse ambiente será o -0,05.
- Indique a existência de pilares, pois em uma reforma eles possivelmente não poderão ser alterados. Você pode hachurar (pintar) a área do pilar na planta.
- Em relação aos demais elementos da construção como interruptores, tomadas e pontos de iluminação, se esse não for o objetivo principal do levantamento, não é necessário levantar. Ao repassar o seu desenho para o Autocad você pode imprimir a planta e realizar um novo levantamento apenas para identificar os demais detalhes construtivos. Caso uma possível visita ao local para realizar demais levantamentos não seja possível, tentar organizar na sua planta de forma que se possa entender ao levar o desenho para o escritório.
- Por fim você deve repassar o seu desenho para o Autocad. Algumas paredes podem está fora de prumo e algumas medidas podem não se encontrar na sua planta do Cad, você deve então arredondar as medidas para completar o seu desenho, porém se as diferenças forem muito grandes como 10cm ou mais, indico realizar um novo levantamento.