sábado, 4 de julho de 2015

Tipos de Alvenaria: Alvenaria de Bloco Cerâmico

O que é alvenaria de bloco cerâmico? Onde é utilizada? Quais vantagens e desvantagens?

Alvenaria de bloco cerâmico, também conhecido como tijolo, é aquela produzida basicamente por argilas, geralmente sob a forma de paralelepípedo, possuem coloração avermelhada e apresentam canais/furos ao longo de seu comprimento.  A industria responsável pela fabricação dos blocos é conhecida como Olaria. 



Existem duas utilizações básicas para esse tipo de alvenaria. Podem ser utilizados como vedação, seja construindo alvenarias externas, bem como as divisões internas de casas e apartamentos.  Outra forma de utilização seria como um bloco estrutural, que além da função de divisão entre os ambientes tem também a função de receber as cargas de lajes e distribui-las para as fundações. 

Veja abaixo 5 vantagens e desvantagens desse tipo de alvenaria:

Vantagens:
1. Facilidade de mão de obra. Devido ser o tipo de alvenaria mais comum possui grande facilidade para encontrar mão de obra.
2. Facilidade de aquisição. Por ser um material bem comum na construção civil existe uma grande oferta e um baixo custo de aquisição.
3. Possui bom isolamento térmico-acustico. Apesar de nao ser o melhor no quesito isolamento, ele se destaca por oferecer esse beneficio a um baixo custo.
4. Grande versatilidade na construção de ambientes dando uma boa liberdade de criação para arquitetos. 
5. Possibilidade de embutir instalações evitando quebra, desde que utilizado o bloco adequado.

Desvantagens:
1. Necessita de um grande controle de prumo (a alvenaria deve ficar a 90° em relação ao piso ou a outra alvenaria).
2. Baixa produtividade. Por se tratar de um sistema mais artesanal acaba demorando mais tempo para ser concluído em relação a outros processos.
3. Necessidade de uso de uma camada de emboço ou reboco antes da aplicação do revestimento.
4. Deve haver grande controle no transporte pois o material tente a quebrar ao sofrer impactos, como uma queda por exemplo.
5. Para a realização de reformas é necessário que seja realizado a demolição gerando assim entulho, que muitas vezes não podem ser reaproveitados.

Nenhum comentário: