terça-feira, 7 de julho de 2015

Como escolher a cerâmica certa para cada ambiente

Existem diversos modelos e tipos de cerâmica e porcelanato para você utilizar na sua obra. Mas como escolher o mais adequado para cada ambiente? Abaixo vou explicar quais os principais tipos e o melhor local de aplicação.

PEI

O PEI é utilizado para classificar a cerâmica e o porcelanato quanto a sua resistência a abrasão, ou seja, sua resistência a passagem de pessoas, animais, objetos e etc. Quanto maior o PEI maior é a resistência ao desgaste do esmalte da cerâmica. Veja abaixo a melhor aplicação conforme o PEI.

Cerâmicas para áreas internas

As ceramicas para áreas internas dividem-se basicamente em duas: as destinadas a uso geral e as destinadas a áreas molhadas. Nesse quesito você tem uma grande liberdade de escolha. Existem cerâmicas de vários tamanhos e cores. A dica fica por conta da cerâmica para áreas molhadas, como banheiros por exemplo. Voce deve escolher nesse caso cerâmicas que sejam menos lisas, de forma a se melhorar a segurança evitando possíveis quedas. Dê preferência aquelas que possuem algum tipo de rugosidade.

Cerâmicas para áreas externas

Nesses ambientes você NUNCA deve usar cerâmicas lisas, pois elas acabam se tornando muito perigosas quando estão molhadas, principalmente para crianças e idosos. Existem no mercado diversas cerâmicas destinadas a ambientes externos. 

Padrões de qualidade

As ceramicas são basicamente classificadas em tipo A, C e D. Veja abaixo a diferença entre eles:

  • Cerâmica tipo A: quando 95% (ou mais) das peças não apresentam defeitos visíveis na distância de até 1m;
  • Cerâmica tipo C: os defeitos são visíveis de 1m a 3m de distância e não possui garantia técnica;
  • Cerâmica tipo D: os defeitos são visíveis acima de 3m de distância e não possui garantia técnica.
Com essas informações já é possível realizar uma compra mais acertiva. 

Nenhum comentário: